Recomendações DGS
As recomendações DGS em relação ao protocolo COVID incluem algumas medidas preventivas para reduzir a propagação da doença. Estas medidas são divididas em dois grupos: medidas de prevenção e resposta.
Medidas de Prevenção: Estas medidas visam reduzir os riscos e as chances de infecção pelo vírus. Elas incluem:
– Uso obrigatório de máscaras em áreas públicas e locais fechados. – Respeito às regras de distanciamento social, com distâncias de 2 metros entre pessoas nos locais fechados e 1 metro entre pessoas em áreas abertas. – Lavagem frequente das mãos com água e sabão ou desinfetantes à base de álcool. – Evitar aglomerados de pessoas. – Utilizar táxis e transportes seguros. – Respeitar as regras de higiene nas instalações de alojamento temporário.
Medidas de Respostas: Estas medidas são dirigidas principalmente àqueles que estão com sintomas de COVID–19 ou que foram expostos diretamente a alguém com infecção. Elas incluem:
– Isolamento imediato dos doentes e/ou contactos próximos. – Testagem obrigatória para aqueles que apresentam sintomas ou cujos contactos sejam desconhecidos. – Realização de exames de monitorização dos doentes e dos contactos próximos. – Identificação dos locais de intervenção prioritários e a definição de medidas específicas para estes locais. – Monitorização contínua dos casos suspeitos e confirmados. – Estabelecer e reforçar as regras de segurança para os profissionais da saúde. – Dar aconselhamento e fornecer informações detalhadas sobre os riscos e prevenção à população.